Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bicicletas Elétricas

Bem-vindo ao mundo das bicicletas elétricas em Portugal.

Bicicletas Elétricas

Bem-vindo ao mundo das bicicletas elétricas em Portugal.

Anúncio

Baterias de chumbo

02.07.22, João Elétricas

A bateria de chumbo é um tipo de bateria recarregável inventada em 1959 pelo físico francês Gaston Planté. Em comparação com as baterias mais modernas as baterias de chumbo têm uma densidade energética relativamente baixa.  Porém a sua capacidade de fornecer altas correntes exigida pelos motores mais recentes significa que as células têm uma relação peso/potência relativamente grande.

As baterias de chumbo são as mais comums utilizadas em sistemas fotovoltaicos, e têm uma longa vida útil e baixos custos de manutenção em comparação com outros tipos de bateria.

Uma das vantagens singulares das baterias de chumbo é que elas são a forma de bateria mais usada em aplicações recarregáveis e portanto têm uma base tecnológica bem estabelecida e madura.

Uma bateria de chumbo consiste em um eletrodo negativo e outro positivo feitos de chumbo, ambos os eletrodos estão imersos em uma solução eletrolítica de acído sulfúrico e água.

baterias de chumbo

 

As principais funções das baterias de chumbo são:

  • Bateria Automotiva

A bateria de um carro fornece energia para o sistema de partida e ingnição. Ela fornece também a energia extra necessária quando a carga elétrica do veiculo excede a fonte do sistema de carregamento. A bateria de um carro atua ainda como estabilizador de tensão no sistema elétrico. A bateria aumenta os picos de tensão e evita que eles violem outros componentes do sistema elétrico.

  • Bateria de espera

As baterias de espera são responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica a sistema critícos em caso da que de energia. Sejam hospitais, sistemas de telecomunicações, sistemas de iluminação de emergência e muitos outros dependem das baterias de chumbo para nos manter seguros quando por algum motivo a eletricidade falta. Estas baterias seguram temporáriamente grandes cargas elétricas na medida em que os sistemas de energia elétrica mudam de um sistema gerador para outros e são extremamente úteis em tempos de necessidade.

  • Baterias de motriz

Uma bateria de motivação alimenta o motor de um veículo elétrico, como por exemplo um empilhador um automóvel ou até mesmo uma bicicleta elétrica. Além disso a bateria motriz alimentam acessórios como faróis e outros acessórios nos veículos elétricos.

Os tipos de baterias de chumbo são:

  • Baterias seladas

As baterias de chumbo seladas de pequeno consumo são por norma baterias de seis volts que fornecem um serviço estendido. As baterias seladas ao consumidor alimentam muitos produtos de consumo como lanternas, brinquedos, cortadores de relva, entre outros.

  • Baterias de arranque

As baterias de arranque são usadas maioritáriamente para ligar motores em carros, barcos e outros veículos. As baterias de arranquem fornecem uma pequena explosão de energia forte para ligar o motor.

  • Baterias de ciclo profundo

Baterias de ciclo profundo alimentam vários acessórios elétricos como luzes, motores, guinchos, cadeiras de rodas e motos. Este tipo de bateria fornecem um ciclo profundo e constante de energia por uma duração maior do que uma bateria de arranque.

  • Baterias de duplo propósito

As baterias de duplo propósito são projetadas para uma combinação servida de forma equilibrada de serviço de ciclo inicial e profundo. São baterias de dupla finalidade com uma altapotência de partida para o motor e capazes de suportar as demandas de serviço de ciclo de múlticargas de acessórios.

  • Baterias industriais

As baterias industriais como uma torre de energia de backup fornecem uma energia baixa mas constante por uma duração mais longa do que uma bateria típica de ciclo profundo.